Itinerário
1º DIA LISBOA ou PORTO / TASHKENT
Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque e saída, em voo com destino a Tashkent, no Uzbequistão, via cidade de conexão. Noite a bordo.
2º DIA PC TASHKENT
Chegada ao aeroporto de Tashkent pela manhã. Assistência na chegada, pelo nosso representante local. Transporte ao Hotel. Após o pequeno-almoço buffet no hotel, tempo livre para descanso. Saída para almoço em restaurante local, após o qual o nosso guia dá início à primeira parte da visita à moderna capital do Uzbequistão, Tashkent: o Museu de Artes Aplicadas, a Praça da Independência e Eternidade, o Memorial da II Guerra Mundial, fontes e edifícios modernos, a Praça da Ópera e Ballet e a Praça de Amir Temur. Jantar em restaurante local. Alojamento.
3º DIA PC TASHKENT / KHIVA (voo interno)
Pequeno-almoço e continuação da visita a Tashkent, iniciada no segundo dia, incluindo a madraça Barak-Khan (séc. XVI) no centro da cidade antiga, na praça Khast-Imam, a madraça Kafal Shohi; na mesma praça, a biblioteca rica em manuscritos orientais que numa sala especialmente reservada se pode apreciar o famoso Corão do terceiro califa de Osmão, escrito em meados do séc. VII, mais tarde trazido desde Bagdad para o Uzbequistão e que terá sido a fonte originária do livro sagrado do islão, o Corão. Visitamos ainda a madraça Kukeldash (séc. XVI) e o mercado Chorsu, um dos maiores da Ásia Central. Almoço em restaurante local. Em hora a indicar localmente, transporte ao aeroporto. Formalidades e embarque em voo com destino a Urgench/Khiva. Após o desembarque em Urgench, transporte a Khiva (30 km) e instalação no Hotel. Jantar em restaurante local. Alojamento.
4º DIA PC KHIVA
Após o pequeno-almoço no hotel, damos início à visita de cidade. Khiva é uma cidade de “Conto” convertida em realidade, classificada como Património da UNESCO, o seu riquíssimo património é compacto e ocupa uma pequena área no interior das muralhas conhecido por Ichan-Kala, permitindo assim que toda a visita se faça a pé de forma confortável. Destacamos: o minarete Kalta Minor, o castelo Kunya-Ark (séc. XVII) e a madraça de Mohammed Rahim Khan. Almoço em restaurante local. De tarde, continuamos a visita pela madraça e minarete Islam Khodzha (séc. XIV) – considerado símbolo de Khiva e a mesquita Juma. Na cidade de Khiva a complexa mistura de edifícios civis e religiosos, com uma profusão de ocre, turquesa, azul e dourado, são um autêntico banquete para os olhos e para o espírito, passagem pelo mausoléu de Pajlaván Majmud (séc. XIV a XVIII), que tem a maior cúpula de Khiva com revestimento lateral de azulejos de cor celeste e topo dourado. Jantar em restaurante local. Alojamento.
5º DIA PC KHIVA / BUKHARA
Pequeno-almoço e saía em direcção a Bukhara (7/8 horas) Almoço piquenique. Chegada. Jantar em restaurante local. Alojamento.
6º DIA PC BUKHARA
Após o pequeno-almoço, damos início à visita da cidade de Bukhara, classificada Património da UNESCO, bem como aos monumentos da região envolvente. Bukhara é uma das cidades mais representativas da Grande Rota da Seda que a atravessava bem ao centro e que marcou até hoje a sua arquitetura urbana: o Mausoléu dos Samánidas (séc. IX a X), considerado uma das pérolas da arquitetura da Ásia Central, é o sepulcro de família de uma dinastia local que, embora coincidindo com uma época de grande divulgação do islão na região, obedece às regras arquitetónicas pré-islâmicas dos templos do fogo zoroástricos, sintetizando tendências de diversas outras culturas, na base das quais se desenvolveu o estilo arquitetónico peculiar da Ásia Central. À saída do monumento veremos a “Fonte de Job” alusiva à famosa lenda bíblica e que ilustra de forma exemplar o impacto da Grande Rota da Seda na inter-relação civilizacional; a fortaleza mais antiga e impressionante de Bukhara, a cidadela Ark a partir de onde se estende a cidade antiga. Almoço em restaurante local. De tarde, continuamos a visita, que contempla: o conjunto Poi-Kalan (séc. XII a XVI) ocupando o centro de Bukhara aos pés do grande minarete Kalan do ano 1127; o conjunto Lyabi—Hauz (séc. XVI a XVII) composto por três monumentos à volta de uma praça de enorme impacto visual, a Madraça Kukeldash (1568), o Khanako e a Madraça Nadir Divanbegui (1622), sendo o centro ocupado por um enorme tanque e o quarto lado pela típica rua comercial do tempo da Rota da Seda. Durante a nossa estadia em Bukhara recomendamos a visita a um artesão local que mantem o fabrico tradicional de marionetes e que nos encanta com uma pequena demonstração de manipulação das mesmas. Espetáculo de folclore numa Madarasa Nodir Devon Begi. Jantar típico numa casa local. Alojamento.
7º DIA PC BUKHARA / SHAJRISYABZ / SAMARCANDA
Pequeno-almoço no hotel e partida para Shajrisyabs na região natal de Amir Timur (Tamarlão). Amir Timur, o governante mais poderoso da região (séc. XIV), fixou aqui a sua residência oficial mantendo a capital em Samarcanda. Assim, todos os monumentos foram construídos por sua decisão e, mesmo que os mais imponentes tenham sido parcialmente destruídos por inimigos em épocas posteriores, o que resta do palácio AK-Saray impressiona o visitante pela sua imponência – a entrada principal do palácio fazia-se através de um arco com 70 metros, o maior da Ásia Central, e representava bem a grandeza e o poder de Tamarlão. Um moderno parque ajardinado separa hoje os restantes monumentos que visitamos e que formam o conjunto de Dorus Siadat (Lugar do Poder), mausoléu da família, ainda que o próprio fundador Amir Timur tenha decidido ser sepultado na sua cidade preferida, Samarcanda. Conhecemos ainda o complexo Dor-ut Tillovat. Almoço em restaurante local. De tarde, continuamos para a Grande Samarcanda. Chegada e instalação no Hotel. Jantar em restaurante local. Alojamento.
8º DIA PC SAMARCANDA
Após o pequeno-almoço no hotel, damos início à visita da mítica Samarcanda, um dos mais importantes entrepostos da Grande Rota da Seda, capital de reinos poderosos, palco de intrigas, grandezas e misérias dignas das Mil e Uma Noites, cidade Património da UNESCO pela sua história e património ímpares: a Praça Registão, a mais espetacular da Ásia Central, no centro da cidade e confluência de seis caminhos foi um importante centro de trocas comerciais. Quando observada do único lado não edificado, o impacto visual no visitante é estarrecedor. O mausoléu Gur-Emir, sepulcro dos Timúridas; mausoléu Rukhabad (exterior); a mesquita Bibi-Khanim (mandada construir por Tamarlão no séc. XV) e o bazar Siab. Almoço em restaurante local. De tarde, continuamos a visita com o conjunto arquitetónico Shahi-Zinda (séc. IX a XV), relacionado com Kusam ibn Abbas, primo do profeta Maomé, o museu da cidade antiga Afrosiab e o observatório Ulugbek (séc. XV) com o seu sextante gigante. Jantar em restaurante local. Alojamento.
9º DIA PA SAMARCANDA / LISBOA ou PORTO
Pequeno-almoço piquenique (formato box). De madrugada, transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque, assistidas pelo guia local. Saída em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade de conexão. Chegada e fim dos nossos seviços.
Notas
Partida sujeita a número mínimo de participantes.
9 Dias (7 noites) / 14 Refeições
Os preços incluem:
- Voo ida e volta em classe económica TK (inclui bagagem)
- Taxas de aeroporto (sujeitas a alteração);
- Autocarro privativo para todas as visitas e transfers;
- Estadia conforme programa em quarto duplo alojamento e pequeno-almoço
- 14 Refeições conforme programa, nos hotéis ou restaurantes locais, com menus de grupo pré determinados de acordo com a gastronomia local, com pratos fixos não incluindo bebidas nem dietas especiais;
- Acompanhamento Viagens Tempo desde Portugal à saída do Porto ou de Lisboa (a informar)
- Guias locais nas visitas sempre que possível de língua portuguesa;
- Todas as visitas e entradas mencionadas no programa como incluídas;
- Seguro Viagens incluindo as condições especiais para cancelamento antecipado e interrupção de viagem conforme apólice;
- Assistência telefónica 24 horas;
- Condições gerais conforme programação V. Tempo Grandes Viagens.
Excluindo:
- Bebidas, extras de carácter pessoal na viagem, nos hotéis, nos restaurantes e todos os serviços não indicados.
Hotéis Previsto ou Similares:
Tashkent | Courtyard by Marriott 4*/ Crowne Plaza 4* ou similar
Khiva | Asia Khiva 3* ou similar
Bukhara | Paradise Plaza 4*/ Shahriston 3* ou similar
Samarkand | Hilton Garden Inn 4* / Dilimah 4* ou similar
Destaques da viagem:
Tashkent: Visita à moderna capital e ao Corão histórico do século VII.
Khiva: Centro histórico compacto, Património UNESCO, com minaretes e mesquitas deslumbrantes.
Bukhara: Joia da Rota da Seda, com monumentos icónicos como o Mausoléu dos Samánidas e a Cidadela Ark.
Shajrisyabs: Berço de Amir Timur, com impressionantes ruínas do palácio Ak-Saray.
Samarcanda: Praça Registão, mausoléus históricos e o observatório Ulugbek.
Experiência cultural enriquecedora:
- Mistura de influências persas, islâmicas e soviéticas.
- Gastronomia típica em restaurantes locais e casas tradicionais.
- Artesanato local, como marionetas e tecidos, enriquecendo a vivência cultural.
Para amantes de história, arquitetura e cultura, esta viagem é um mergulho profundo numa das regiões mais fascinantes da Ásia Central.