Itinerário
1º DIA SA LISBOA / … / LA PAZ
Comparência no aeroporto 120 minutos antes do voo indicado. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a La Paz, via cidade de conexão. Chegada, assistência e transfer regular, sem guia, ao hotel. Restante tempo livre. Alojamento.
2º DIA APA LA PAZ
Pequeno-almoço. Dia livre em La Paz para aclimatização. Encravada no coração do Altiplano boliviano, a cerca de 3.650 metros de altitude, La Paz é uma cidade vibrante que desafia a gravidade e encanta com sua singularidade. Com o majestoso Illimani como pano de fundo, ela combina uma rica herança indígena com uma energia cosmopolita moderna. Explorar La Paz é uma experiência única: teleféricos urbanos coloridos (o sistema mais extenso do mundo!) cruzam os vales, revelando vistas de tirar o fôlego. O Mercado de las Brujas e as feiras artesanais oferecem um mergulho na espiritualidade e cultura andinas, enquanto as ruas coloniais guardam histórias seculares. Alojamento.
3º DIA PC LA PAZ / UYUNI (Voo doméstico) – TAHUA – Salar Monumental
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Uyuni. À chegada assistência e por volta das 10:00 iniciamos uma aventura inesquecível por paisagens únicas. Este dia promete uma experiência inigualável pelos 12.000 km² de incríveis paisagens salinas. Prepare a sua câmara fotográfica: o deslumbrante manto branco do Salar de Uyuni lembra um imenso glaciar. No inverno (época seca, de maio a outubro), a superfície endurecida revela padrões geométricos formados pelos polígonos de sal. No verão (época de chuvas, de novembro a abril), o deserto salino transforma-se num espelho gigante, fundindo-se com o céu mais puro da América. Entraremos no salar através de Colchani, onde visitaremos fábricas de sal, recebendo explicações sobre a economia cooperativa local. A seguir, paragem nos Montículos de Sal e visitaremos a Ilha Incahuasi, famosa pelos seus cactos gigantes e vistas panorâmicas de 360 graus. Continuação até à mágica figura do Vulcão Thunupa, na encosta do qual se encontra Tahua. Durante o percurso box-lunch incluído. Após o check-in no hotel, subiremos de 4x4 até Coquesa, para uma breve caminhada até ao Chullpar, uma estrutura funerária tradicional encontrada em várias regiões andinas. Jantar. Alojamento.
Opcional disponível: Observação de estrelas (mínimo de 2 pessoas)
Uma saída noturna, sem guia, apenas motorista (aproximadamente entre as 20:00 e as 22:00) permite contemplar o céu mais puro da América sob o silêncio profundo do salar. Na época de chuvas, esta atividade ocorre nas proximidades do Hotel Tayka do Deserto
4º DIA PC TAHUA / OJO DE PERDIZ – Salar Sensual, Ramalhete de Lagunas e Desertos de Cores
Pequeno-almoço. Hoje iniciamos o dia com a oportunidade de participar numa experiência única de pastoreio de lhamas, permitindo-nos conhecer de perto esses fascinantes animais e compreender a sua importância no dia a dia das comunidades locais. Neste dia, exploraremos o Salar Sensual. Atravessando a crosta de sal, o nosso 4x4 leva-nos até Ch’jini, um destino raramente visitado, mas de uma beleza inigualável. Se desejarem, poderão subir ao Cerro "Catedral", um montículo de cerca de 40 metros de altura, onde se encontram as ruínas de uma antiga fortaleza, a pukara, composta por pedras empilhadas. Residências, silos e mirantes sugerem que este local foi um importante centro defensivo de uma civilização anterior, possivelmente da Tiwanacota. Em seguida, visitaremos a Caverna de Ch’jini, formada por um processo geológico subaquático, com fascinantes formações calcárias. Continuação com a travessia do Salar de norte a sul, afastados das trilhas turísticas habituais, até a baía das Ilhas Campanas, dominada pela imponente visão do Vulcão Caltama. Após mais uma hora de viagem por caminhos acidentados, chegaremos ao Pueblo Quemado de San Pedro de Quemes para o almoço. À tarde, exploraremos o ramalhete de lagunas: Cañapa, Hedionda, Chiarkota, Honda e Ramaditas. Nesses locais, será possível observar e fotografar flamingos de três espécies diferentes, que habitam as águas rasas da região. Em seguida, avançamos por vastas superfícies desérticas de areia e pedras, sem rotas definidas, quase sem direção. Esses deslumbrantes desertos apresentam uma paleta de cores que vai dos vermelhos, laranjas e ocres aos tons de bronze, marrom e bege, que se alternam a cada curva do caminho, encantando o olhar de qualquer viajante. É diante dessa paisagem de tirar o fôlego que se ergue o Hotel Tayka del Desierto. Jantar. Alojamento.
Opcional, sem custo adicional, substituir o Pastoreio de Lhamas por Passeio de Bicicleta (mínimo 2 pax):
Um passeio de bicicleta por um circuito que atravessa o bairro de casas e ruelas da localidade de Tahua, adentrando o bofedal e chegando até a crosta de sal, em um cenário de beleza inexplorada.
Ao realizar a reserva, é necessário escolher a atividade desejada. Caso não seja feita a escolha, entender-se-á que a atividade reservada será o pastoreio de lhamas.
5º DIA MP OJO DE PERDIZ – UYUNI – Reserva de Fauna Andina Eduardo Avaroa
Pequeno-almoço. Saímos cedo pela manhã para o nosso primeiro contato com a Reserva de Flora e Fauna Andina Eduardo Avaroa, com visita à Árvore de Pedra. Em seguida, faremos uma breve visita à Laguna Colorada, esta laguna é famosa por sua cor vermelha intensa, que é causada pela alta concentração de minerais e sedimentos no fundo da água, além da presença de algas e plânctons que contribuem para essa tonalidade vibrante. A Laguna Colorada é um importante habitat para várias espécies de fauna, sendo especialmente conhecida pela grande população de flamingos. As três espécies de flamingos presentes na região — o flamengo andino, o flamengo de James e o flamengo chileno — utilizam a laguna como local de alimentação e reprodução. Continuação da viagem em direção aos Geiseres de Sol de Mañana, para admirar este fenômeno natural no seu momento mais ativo. Este será o ponto mais elevado po percurso, com cerca de 5000 metros acima do nível do mar. Poderemos caminhar ao redor das fumarolas ruidosas e das poças de barro vermelho, cinza e escarlate, que parecem ferver. O deserto e salar de Chalviri será outro cenário de grande valor paisagístico, onde teremos a oportunidade de tomar um banho relaxante nas Termas de Polques. Seguindo viagem, veremos as Damas del Desierto, uma verdadeira obra-prima moldada pelo vento. Finalmente, chegaremos à Laguna Verde, ao pé do Vulcão Licancabur, uma das joias mais impressionantes da reserva. No regresso a Uyuni, passaremos pelas localidades de Villamar, Alota, Culpina e San Cristóbal, até chegar ao nosso destino final. Chegada em Uyuni por volta das 18:00. Durante o percurso box-lunch incluído. Alojamento.
6º DIA APA UYUNI / LA PAZ (VOO DOMÉSTICO)
Pequeno-almoço. À hora combinada, transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino à cidade de La Paz. Chegada e transfer para o hotel. À tarde, saída para visita panorâmica pela surpreendente cidade de La Paz, onde visitaremos o Mercado Brujo, os principais museus e monumentos, além do Vale da Lua. Também desfrutaremos de um passeio no teleférico mais alto do mundo, que nos proporcionará vistas incríveis da cidade e dos seus contrastes, além das particularidades que fizeram La Paz ser nomeada uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Nota: Aos domingos à tarde, o city tour é mais focado nos exteriores, pois os principais museus encontram-se fechados.
7º DIA APA LA PAZ – COPACANANA – ILHA DO SOL – COPACABANA – Lago Titicaca
Pequeno-almoço. Saída do hotel por volta das 07:00 (como é uma visita em serviço regular e os passageiros são recolhidos em diferentes hotéis, podem ocorrer pequenas variações neste horário). Transporte partilhado, exclusivo para turistas, em direção à localidade de Copacabana. Faremos a travessia do estreito de Tiquina em lancha a motor, e continuação a viagem pela península de Copacabana. Durante o trajeto, desfrutaremos de vistas deslumbrantes e poderemos observar as terraças pré-colombianas construídas para a agricultura pelas culturas Chiripa, Tiwanaku e Inca. Chegada a Copacabana e alojamento. Travessia em lancha pelo Lago Titicaca até a Ilha do Sol. Chegada à parte sul da ilha e visita às ruínas do Palácio de Pilkocaina. Em seguida, caminharemos até o povoado de Yumani, apreciando as vistas do lago e da Cordilheira Real dos Andes. Terminamos a visita à ilha descendo pela Escadaria Sagrada e teremos a oportunidade de nos refrescar na Fonte Sagrada dos Incas. Regresso de lancha a Copacabana.
8º DIA APA COPACABANA / LA PAZ
Pequeno-almoço no hotel e, em seguida, passeio a pé pela localidade de Copacabana, visitando a igreja, o mercado artesanal e o mercado de produtos campesinos. Opcional: subida ao Cerro do Calvário (não incluído no preço) e almoço por conta própria. Tempo livre em Copacabana. Saída em transporte turístico compartilhado de regresso à cidade de La Paz, saída por volta das 13:30. Chegada a La Paz por volta das 17:00. Alojamento.
9º E 10º DIA PA LA PAZ / … / LISBOA
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto para embarque em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade (s) de conexão. Noite e refeições a bordo. Chegada no 10º Dia. Fim dos nossos serviços.
Notas
Tarifa base Iberia em classe S e Latam em classe A. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 512€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva
Mínimo de 2 participantes // Máximo 12 participantes
Incluído:
• Guias locais em espanhol nas visitas incluídas, com exceção do trajeto Uyuni – Uyuni 3 dias /2 noites, onde o motorista atua como guia;
• Entradas para todos os locais e áreas protegidas visitadas, com exceção das entradas no trajeto Uyuni – Uyuni;
• Pagamentos a comunidades locais no trajeto Uyuni – Uyuni e para a atividade de pastoreio de lhamas;
• Transporte em serviço regular, conforme o programa;
• Refeições conforme indicado no itinerário;
• Os veículos 4x4 na rota do Salar e Sud Lípez estão equipados com equipamento de oxigénio e telemóvel satélite;
Não incluído:
• Bebidas.
• Entradas na rota Uyuni – Uyuni 3d/2n (valor aproximado $45 por pessoa, valor sujeito a alterações, a ser pago localmente em Uyuni, preferencialmente em moeda nacional);
• Qualquer coisa que não esteja especificada no programa.
Hotéis previstos ou similares:
La Paz – Hostal Naira|3*
Tahua – Hotel Tayka de Sal|3*
Ojo de Perdiz – Hotel Tayka del Desierto|3*
Uyuni – Hostel Tambo Aymara|3*
Copacabana – Hotel Rosario del Lago|3*
Possível upgrade de hotel com custo adicional em:
La Paz – La Casona Hotel Boutique
Uyuni – Hotel Jardines de Uyun
ou
Uyuni - Hotel Luna Salada em Colchani (inclui transfers e jantar no hotel)
Observações e recomendações
Excursão em serviço partilhado de Uyuni a Uyuni, 3 dias/2 noites, em veículo 4x4 com capacidade para até 4 pessoas por carro, conduzido por um motorista-guia;
Na atividade de pastoreio de lhamas ou passeio de bicicleta, o valor cobrado é integralmente destinado a uma família local da comunidade, no valor de 11usd por pessoa. Este valor seria reembolsado ao cliente no destino caso, por algum motivo, o pastor ou a pastora não esteja na comunidade e a visita não possa ser realizada. Essas atividades só podem ser realizadas na época seca (normalmente entre maio e dezembro, ou em qualquer outra data, desde que seja possível pernoitar em Tahua).
Há dois trajetos realizados em serviço compartilhado (podem existir outros passageiros além do grupo): o trajeto Uyuni – Uyuni e o trajeto La Paz – Copacabana – La Paz. O primeiro é apenas com motorista que atua como guia e o segundo é com motorista mais guia. Em ambos os casos, o transporte é exclusivo para turistas. Nas restantes atividades do programa, todas as visitas são privadas para o grupo formado (de 2 a 12 pax);
É possível que devido a horários de voo ou visitas, não seja possível tomar o pequeno-almoço normal no hotel, não é feito qualquer reembolso ou compensação;
Para evitar o “soroche” (mal de altitude), recomenda-se não fazer exercício intenso no primeiro dia, comer de forma leve (a digestão em altitude é muito lenta). Recomendamos ainda não fumar nem consumir bebidas alcoólicas;
A viagem ao Salar de Uyuni: As paisagens são verdadeiramente espetaculares. É um lugar único no mundo que vale a pena conhecer, mas é importante ter em conta que a infraestrutura é bastante escassa. Este é um circuito de aventura numa zona de grande interesse, tanto pela paisagem como pela ecologia, ideal para quem deseja desfrutar da natureza em formas bastante peculiares, algumas delas únicas. Esta expedição pelos desertos do sul da Bolívia exige esforço... Mas tudo vale a pena, e garantimos que as suas recordações e fotografias serão incomparáveis. Na viagem 4x4 pelo Salar, entram até 4 turistas por veículo. Recomendações para o Salar - O salar e a rota são muito frios, ventosos e com alta radiação solar. Durante o dia, geralmente faz sol e a temperatura é agradável. Recomenda-se levar:
• Um casaco quente/grosso.
• Luvas e meias de lã.
• Chapéu (sombrero) de lã.
• Boné que proteja bem do sol.
• Botas fechadas.
• Toalha.
• Hidratante para os lábios.
• Protetor solar de FPS 30 ou mais.
• Óculos de sol muito escuros com filtro ultravioleta.
• Lanterna.
• Entre dezembro e abril, recomenda-se levar um impermeável ou capa de chuva.
• Roupa de banho (é possível tomar banho nas águas termais).
Entre novembro e maio, temporada de chuvas, o salar pode estar com água. Nesse caso, o itinerário no dia da visita ao Salar pode sofrer alterações, dependendo do estado das estradas e das disposições das autoridades locais. Se houver muita água e não for possível chegar até Tahua, o Hotel de Sal de Tahua poderá ser substituído por outro sem aviso prévio, e entraremos no Salar tanto quanto possível. As visitas às lagunas e à Reserva Eduardo Avaroa não serão afetadas por esse motivo.
Bolívia - É exigido passaporte com validade mínima de 6 meses a contar do dia de entrada.