Rota do Cáucaso: Azerbaijão, Geórgia e Arménia

Abril a Outubro 2025 - Azerbeijão, Geórgia e Arménia - 13 Dias (12 noites) / 3 Refeições - Bakú / Parque Nacional de Gobustán / Península de Absherón / Sheki / Kajetia / Signagui / Tiblisi / Mtsjeta / Gori / Gudauri / Kazbegui / Haghpat / Erevan / Lago Sevan / Geghard
Desde 3745.00 €
(Taxas Incluídas)


Itinerário

1º DIA        SA – PORTO OU LISBOA / BAKÚ

Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida do voo indicado. Formalidades de embarque e partida com destino a Bakú. Chegada e transfer ao hotel. Resto do dia livre para um primeiro contacto com a capital do Azerbaijão, uma cativante mistura de modernidade arrojada com uma rica herança histórica. Alojamento.

2º DIA        APA – BAKÚ (GOBUSTÁN)

Pequeno-almoço. De manhã, viajem pela costa do Mar Cáspio até ao deserto vulcânico a sul de Bakú, onde se encontram milhares de pinturas rupestres da Idade da Pedra. Visita ao Parque Nacional de Gobustán, uma área protegida onde as gravuras rupestres foram descobertas na década de 1930. Cavernas milenares revelam a arte da época através de representações de animais, barcos e cenas de caça. Visita aos vulcões de lama, num cenário semelhante ao lunar (a excursão depende das condições climáticas). No regresso a Bakú, visita ao Beco dos Mártires, memorial dedicado às vítimas e aos soldados que deram a vida pela independência do Azerbaijão, com uma vista deslumbrante sobre a baía da cidade. À tarde, visita guiada a pé, onde poderá ver a cidade medieval amuralhada de "Icheri Sheher", com suas ruas estreitas, caravanserais históricos, mesquitas e o Palácio dos Shirvanshahs, Património da Humanidade da UNESCO. O palácio, localizado no ponto mais alto, foi a última residência dos governantes do Estado de Shirvan, que foi um dos estados mais poderosos do Azerbaijão na Idade Média. O complexo do palácio inclui vários edifícios. Oportunidade de ver o símbolo da cidade: a Torre da Donzela (visita exterior), datada do século XII, incluída na lista do Património Mundial da UNESCO em Dezembro de 2000. Regresso ao hotel. Alojamento.

3º DIA        APA – BAKÚ (ABSHERÓN)

Pequeno-almoço. Pela manhã, visita pela Península de Absherón, onde conheceremos Ateshgah, o “Templo da Chama Eterna” (Património da UNESCO), construído no séc. XVIII para as orações dos Zoroastros que viajavam com caravanas comerciais através do Azerbaijão. De seguida, iremos para Yanardagh, a “Montanha Ardente”, famosa pela sua saída de gás natural. Após visita à “Montanha Ardente” Yanardagh, visita ao povo Mehemmedli, uma etnia que se encontra no Azerbaijão, especificamente na região montanhosa do sul do país. Eles são conhecidos pela sua história, tradições e língua distinta. Eles mantêm uma cultura rica com uma forte ligação às suas raízes históricas e culturais, muitas vezes celebradas através de festas tradicionais, música folclórica e danças. Este grupo é um exemplo da diversidade étnica do Azerbaijão, que é lar de várias comunidades e culturas diferentes, cada uma contribuindo para o mosaico cultural do país. Pausa para fotos junto ao Centro Cultural Heydar Aliyev. Tarde livre. Alojamento.

4º DIA        MP – BAKÚ / SHAMAKHI / SHEKI

Pequeno-almoço. Pela manhã, partida em direção a Sheki. No caminho, visita ao Mausoléu de Diri Baba em Maraza. Chegada a Shamakhi, que já foi a capital de Shirvan, e visita à Mesquita do Tempo de Shamakhi, considerada uma das primeiras mesquitas do Cáucaso, construída em 734. Chegada a Sheki e visita a pé, passando pelo Palácio do Khan de Sheki, o caravanserai e lojas de artesanato local. O palácio impressiona com o seu magnífico interior e exterior, sendo ricamente decorado com pinturas que retratam vários cenários. No centro da sala principal, destaca-se uma enorme vitrina multicolorida, composta por cerca de 5000 peças de vidro por metro quadrado. Visita ao Ateliê de Shebeke, onde são explicadas e realizadas aulas práticas sobre a produção dos famosos vitrais que decoram o palácio. Em seguida, iremos à aldeia de Kish para visitar a Igreja Albanesa do Cáucaso, a mais antiga do Cáucaso, datada do século I. Este templo de arquitetura albanesa situa-se no alto de um promontório, nos arredores de Sheki. Almoço durante o percurso. Alojamento.

5º DIA        MP – SHEKI / LAGODEKHI (FRONTEIRA) / REGIÃO DE KAJETIA / SIGNAGUI / TIBLISI

Pequeno-almoço. Transfer para a fronteira com a Geórgia, troca de veículo e guia e seguiremos para a zona mais fértil e pitoresca da Geórgia – Kajetia, o berço do vinho e a região mais fértil e encantadora da Geórgia, conhecida pela sua rica tradição vinícola e pela calorosa hospitalidade dos seus habitantes. Desfrute de um almoço tradicional georgiano com produtos frescos colhidos localmente e receitas familiares, criando memórias inesquecíveis com os locais. Chegaremos a Signagui, a “Cidade do Amor”, e inicie o passeio por esta pequena e encantadora cidade do século XVIII, que impressiona pela sua muralha antiga, bem como pelas casas de madeira decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. Desfrute de uma vista espetacular para o Vale de Alazani e para as montanhas do Grande Cáucaso. De seguida, visita a uma adega típica com degustação de vinho georgiano produzido em ânforas, de acordo com a ancestral tradição georgiana. Este método de produção está incluído na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Regresso a Tiblisi, a capital da Geórgia. Alojamento.

Nota: Ao cruzar a fronteira, em zona neutra, terá que percorrer o caminho a pé com as suas malas (distância cerca de 800m).

Nota: Em Geórgia, da fronteira até Kvareli, o transfer será feito só com motorista (sem guia – cerca de 1h). À chegada, encontro com o guia e com o resto do grupo (com quem fará Geórgia e Arménia).

6º DIA        APA – TIBLISI

Pequeno-almoço. Encontro com a guia local para iniciar a visita de Tbilisi. Admire toda a sua beleza, as suas ruas estreitas, casas coloridas, bairros antigos e excelentes exemplos de arquitetura moderna. Inicio do passeio pela Igreja de Metekhi, desfrutando da vista espetacular sobre o centro histórico. Passagem pelas belas ruas estreitas e visita aos principais lugares de interesse da cidade. Disfrute do panorama magnífico da Cidade Velha e passagem pela antiga Fortaleza de Narikala. Visita aos históricos banhos sulfurosos de onde origina o nome da capital. Por fim, passeio pela Avenida de Rustaveli, a rua principal de Tbilisi, conhecida pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural. Alojamento.

Nota: Visita irá realizar-se maioria a pé.

7º DIA        MP – TBILISI / MTSJETA / GORI / UPLISTSIJE / GUDAURI

Pequeno-almoço. Saída até à Cidade-Museu Mtsjeta, sede da Igreja Ortodoxa e Apostólica Georgiana, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Visita à Catedral Svetitsjoveli (“Pilar que dá a vida”) e ao Mosteiro de Jvari, dos séculos XI e XII, locais sagrados e Património da UNESCO, conhecidos pela sua importância religiosa, histórica e arquitetura impressionante, exemplo da tradição medieval georgiana. Continuação até à cidade rupestre de Uplistsije (literalmente “Fortaleza do Senhor”), uma das zonas urbanas mais antigas da Geórgia e localização-chave da Famosa Rota da Seda pela sua posição estratégica. Seguimos para a pequena cidade de Gori, cidade natal do famoso líder soviético Josef Stalin, e paragem perto do Museu para tirar fotografias. Por fim, continuamos a nossa viagem para norte, pela Estrada Militar da Geórgia, desfrutando de uma paisagem deslumbrante com vista magnífica das imponentes montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, famosa estação de ski localizada a 2000m de altura. Jantar e alojamento.

Nota: Em Uplistsije, caminhada é feita em solo calcário, onde há pequenos declives, escadas para subir e descer, um pequeno túnel a atravessar, entre outros. Recomenda-se levar protetor solar, chapéu e sapatos fechados.

8º DIA        APA – GUDAURI / STEPANTSMINDA / TBILISI

Pequeno-almoço. Saída até Kazbegui (Stepantsminda), percorrendo uma via junto ao rio Térek. Desde o centro, caminhada de 1h30 (a subida e a descida demorará cerca de 3h), atravessando lindos vales e bosques, para chegar a Guergueti, Igreja da Trindade localizada a 2170m de altura. Se o tempo permitir, podemos avistar um impressionante panorama de um dos maiores Glaciares do Cáucaso - O Monte Kazbegui (5047m). Regresso a pé a Kazbegui. Pela tarde, regresso a Tbilisi. No percurso passaremos pelo complexo arquitetónico de Ananuri e o depósito de água de Jinvaly, de surpreendente beleza. Alojamento.

Nota: Em Kazbegui se preferir pode alugar um veículo 4x4 para subir até à Igreja da Trindade.

9º DIA        APA – TBILISI / SADAJLO (FRONTEIRA) / HAGHPAT / SAGHMOSAVANK / EREVAN

Pequeno-almoço. Transfer para a fronteira com a Arménia, troca de veículo e continuação para Haghpat para visitar o mosteiro. Fundado em 976 d.C., este é o maior complexo monástico da Arménia Medieval e está na Lista do Património Mundial da UNESCO. Construído no final do século X, trata-se de um exemplo de arquitetura tradicional arménia. De seguida, visita ao Mosteiro de Sagmosavank, também conhecido como o "Mosteiro dos Salmos", fundado no século XIII e situado no impressionante Desfiladeiro de Qasagh. Continuação para Erevan. Alojamento.

10º DIA        APA – EREVAN (ETCHMIADZIN / ZVARTNOTS)

Pequeno-almoço. Visita de Erevan, uma das cidades mais antigas do mundo. O centro foi marcado por imponentes edifícios de estilo soviético, mas, atualmente, novas construções modernas transformaram a paisagem da cidade. Durante o circuito, visita à Praça da República, projetada no estilo tradicional da arquitetura arménia, onde se destacam a Casa do Governo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os Correios Centrais e a Galeria Nacional de Arte. Entre os monumentos principais, observe também a famosa “Estátua do Gato”, do renomado escultor Fernando Botero. Suba pela Cascata para apreciar uma vista panorâmica da cidade, incluindo a Ópera de Erevan. Por fim, visita ao Parque Memorial de Tsitsernakaberd, monumento e museu dedicados às vítimas do genocídio arménio, incluindo um museu subterrâneo inaugurado em 1995. Continuação até Echmiadzin, um dos principais centros de cristianismo de todo o mundo. Visita da Catedral Echmiadzin, conhecida como o centro da igreja arménia-gregoriana e considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. A catedral apresenta uma estrutura em forma de cruz e uma cúpula central impressionante e distingue-se pela dimensão e pelos tesouros que guarda no seu museu: cruzes, copos rituais de ouro, prata, marfim e pedras preciosas, marcenaria, estátuas, cadeiras decoradas com incrustações de madrepérola e marfim, manuscritos anteriores ao ano 1000, miniaturas preciosas do século X que ainda mantêm as suas cores vivas e livros encadernados como obras de arte com desenhos em relevo. No percurso de regresso a Erevan, paragem nas ruínas do templo de Zvartnots (“Anjos Celestes”), pérola da arquitetura do século VII e Património da Humanidade. Alojamento.

11º DIA        APA – EREVAN (KHOR VIRAP / NORAVANK)

Pequeno-almoço. Partida para um dos locais de peregrinação mais importantes do país, o Mosteiro de Khor Virap. Esta obra-prima situada no alto de uma colina abrigava um seminário teológico e chegou a ser a residência de católicos arménios. Aqui podemos contemplar uma vista espetacular da montanha bíblica de Ararat, onde terá ancorado a arca de Noé após o dilúvio universal. A importância de Khor Virap como mosteiro e local de peregrinação deve-se ao facto de S. Gregório ter estado preso neste lugar durante 14 anos após ordem do rei Tiridates III da Arménia. A história conta que o rei enlouqueceu e foi curado graças a S. Gregório. Gregório tornar-se-ia mentor religioso do rei e ambos liderariam o proselitismo cristão no país. De seguida, visita ao Mosteiro de Noravank, que significa "Mosteiro Novo" e está localizado numa área de deslumbrante beleza natural, num desfiladeiro remoto e de acesso difícil, nas proximidades de um afluente do rio Arpa. O mosteiro ergue-se sobre um penhasco, rodeado por formações rochosas de rara beleza e singularidade e, em 1996, foi incluído na lista provisória do Património Mundial da UNESCO, em reconhecimento à sua relevância histórica e cultural. Regresso a Erevan. Alojamento.

12º DIA        APA – EREVAN (SEVAN / GARNI / GEGHARD)

Pequeno-almoço. Saída de manhã para visitar o Lago Sevan, um imenso lago montanhoso que cobre 5% da superfície da Arménia. Este é um dos maiores lagos de água doce da região, famoso pela sua beleza natural e águas cristalinas, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar. O Mosteiro de Sevanavank, localizado numa península do lago e fundado em 874 d.C., é o destino mais popular e de fácil acesso na área. Continuação para o Templo de Garni, de origem romana e com influência helenística. Este templo é o único exemplo da cultura pagã que podemos encontrar atualmente na Arménia. Depois da conversão do país ao cristianismo em 301, o templo pagão perdeu a sua importância e a fortaleza de Garni transformou-se na residência de verão dos reis arménios. Saída para Geghard, onde se encontra o Mosteiro de Geghard, Património da Humanidade e uma obra-prima insuperável da arquitetura arménia do século XIII. Encostado a uma das paredes do desfiladeiro, o mosteiro é um dos mais impressionantes do país pela sua localização e, devido à sua construção e acústica, é um dos melhores lugares para cantar canções espirituais. Destaque para algumas igrejas do complexo, esculpidas com mestria, e para os ornamentos esculturais incluindo os típicos “jachkars” (cruzes de pedra). Regresso a Erevan. Alojamento.

13º DIA        PA – EREVAN / PORTO OU LISBOA 

Pequeno-almoço. Tempo livre até ao transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade (s) de conexão. Chegada. Fim dos nossos serviços.  


Notas

Tarifa base Lufthansa em classe T. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 230€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva. Voos internos da responsabilidade do agente local.  
Suplementos aéreos sujeitos a alteração no momento de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão.

Saída 08 Abril - Páscoa Católica e Ortodoxa podem surgir algumas alterações na ordem das visitas
Guias em espanhol

Hotéis previstos ou similares:

Opção 3*/4*
Bakú - City Park 3*
Sheki - Macara Sheki Hotel 4*
Tbilisi - Holiday Inn Express 3*
Gudauri - Marco Polo 4*
Ereván - Ani Central Inn / Orbeli 3*

Opção 4*
Bakú - Radisson / Courtyard 4*
Sheki - Macara Sheki Hotel 4*
Tbilisi - Clock Hotel 4*
Gudauri - Marco Polo 4*
Ereván - Ani Plaza / Hayasa 4*

Opção 4*/5*
Bakú - Fairmont at The Flame Towers Regency 5*
Sheki - Marxal Hotel 5*
Tbilisi - Ambassadori 5*
Gudauri - Marco Polo 4*
Ereván - Hotel National 5*

SERVIÇOS INCLUÍDOS:
- Pequeno-almoço, 2 almoços e 1 jantar (sem bebidas)
- Guias em espanhol, exceto nos transfers in/out  
- Entradas nos locais conforme programa

Não Inclui:
Serviço de bagageiros
Gorjetas a guias e motoristas – Valor recomendado (não obrigatório) – 5€ por pessoa/dia.
Gastos pessoais e extras

Notas Importantes:
Os museus encerram às 2ªs Feiras.
Não é permitido entrar com calças curtas nas igrejas.
As mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço nas igrejas ortodoxas.
A qualidade dos hotéis na Geórgia não corresponde à qualidade europeia.
Durante a Páscoa Católica e Ortodoxa podem surgir algumas alterações na ordem das visitas.

Geórgia:
Os cidadãos portugueses, tal como os cidadãos dos restantes Estados-Membros da UE, poderão entrar no território da Geórgia apenas munidos de cartão do cidadão, devendo informar-se sobre a duração da estada permitida junto das Autoridades daquele país.

Azerbeijão:
É necessário visto de entrada que pode ser obtido online no portal: www.evisa.gov.az
O visto deverá ser solicitado com pelo menos três dias úteis de antecedência em relação à data de chegada prevista e o documento de viagem do requerente deverá ser válido por pelo menos 6 seis meses após a data de expiração do visto.

Arménia:
Os cidadãos portugueses não necessitam de visto de entrada.
Necessário passaporte válido